TERAPIA DE CASAL
A Terapia de Casal é um processo no qual se avaliam, várias áreas da vida do casal sendo que a Comunicação assume protagonismo. O terapeuta vai tentar perceber a Funcionalidade da comunicação do casal, porque até os casais que consideram ter competências comunicacionais, muitas vezes revela-se pouco funcional. É então relevante avaliar as áreas de conflito e as estratégias de resolução que o casal utiliza em termos de… funcionalidade.
É fundamental na Terapia de Casal perceber a sua Estrutura, ou seja, o EU, o TU e o NÓS. Avaliar as Fontes de Stresse e Suporte (tanto do casal como da família) e a Maleabilidade (como o casal gere a Mudança e a Gestão da Crise), compreender que situações de crise passaram ao longo da sua história e a forma como lidaram com esses conflitos. Perceber se há crises acumuladas não resolvidas, são mais algumas das áreas abordadas na Terapia de Casal.
Nesta viagem existem várias estações e apeadeiros, é importante pensar sobre o grau de compromisso na relação que cada um apresenta, avaliar ameaças e forças do vínculo, áreas ou interesses em comum, história da relação e uma das áreas que presentemente tende a ser subvalorizada pelos casais, a Sexualidade.
É importante perceber que da intervenção no casal pode nascer outro tipo de intervenção (intervenção em situações de divórcio) em que o casal perde o protagonismo, que é desviado para a parentalidade (no caso da existência de filhos), ou para a construção de uma relação de entendimento que minimize o dano provocado pela perda que representa sempre, o fim de um ciclo.