MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A Medicina Tradicional Chinesa é a considerada uma medicina antiga cujos primeiros registos datam de há 5000 anos, toma como base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico. Essa energia circula através de canais específicos que possuem pontos que ao serem puncturados canalizam a energia de forma a harmonizar o fluxo energético.
Posto isto pode dizer-se que qualquer doença em MTC é considerada como uma desorganização da circulação energética.
A MTC é composta por várias disciplinas, sendo a mais conhecida no Ocidente a Acupunctura pelo seu impacto visual. A Fitoterapia, não sendo tão conhecida pelo público em geral, é a que tem maior peso na resolução de patologias, podendo ser ministrada em gotas, pomadas, comprimidos e chá. A Dietética, Massagem e Ginástica (Qikung Taiqikuan) são outras disciplinas fundamentais na MTC.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece o sucesso terapêutico da MTC em várias patologias a nível curativo e preventivo. Em Portugal, os primeiros relatos acerca desta prática, remontam ao tempo dos Descobrimentos período no qual os marinheiros chegavam à China encurvados devido a dores nas costas quase sem poder andar e ao serem puncturados num ponto específico na orelha tinham melhorias imediatas e significativas.
A Medicina Chinesa atua em qualquer patologia que possa surgir durante toda a vida, desde a infância até á terceira idade. Os tratamentos veiculados à MTC têm, ao longo de séculos, revelado sucesso num número significativo de patologias entre as quais destacamos:
-Tendinites, Lombalgias e Ciatalgia;
- Stress, Ansiedade e Depressão;
- Hipertensão;
- Asma, Bronquite, Renite e Sinusite;
- Obesidade;
- Patologias do Joelho, Ombro e Cotovelo;
- Enxaqueca;
- Hemorroidas.